Confira algumas dicas para uma viagem de moto segura. Afinal, nada é mais excitante do que planear uma viagem de moto. Contudo, é importante não descurar fatores como a segurança e a organização, de modo a ter certeza de que tudo corra pelo melhor, certo? Veja, então, os nossos conselhos:
Antes de viajar de moto, mesmo para viagens mais curtas, verifique sempre o estado do seu veículo. Eis alguns detalhes que não podem falhar:
Numa viagem de moto, sobretudo nas longas, é também muito importante escolher a roupa certa. Use roupa com proteção extra e opte por tecidos sintéticos, em vez de algodão.
E se no verão lhe recomendamos um casaco bem ventilado, para as viagens de moto nos dias mais frios, deverá ter um cuidado extra. Nestes casos, acaba mesmo por valer a pena investir em equipamento de inverno.
Vai viajar de moto com bagagem? Na hora de planear a viagem de moto, tenha em conta as limitações de bagagem. Enquanto num carro, “tudo entra”, numa moto mais do que limitações, é importante assegurar-se que a bagagem é distribuída de forma equilibrada para não afetar a estabilidade do veículo.
E mesmo que seja possível guardar toda a bagagem, não coloque “tudo” na parte traseira da moto, pois corre o risco de a desequilibrar e acabar por empinar a moto. Para esse efeito, existem sacos e mochilas que funcionam como uma boa alternativa.
Sabemos que parte da beleza de uma viagem de moto passa pelo imprevisto. Porém, tenha em conta a rota que vai tomar, para se assegurar que consegue fazer vários descansos pelo caminho. Viaje sem pressas e pare para apreciar a paisagem. Para isso, nada melhor do que optar antes por estradas secundárias.
Aproveite os intervalos para esticar as pernas, mas também para se hidratar e descansar. E comer! Afinal, de estômago cheio tudo fica mais agradável, não é verdade?
Se estiver a viajar em grupo, sobretudo com grupos grandes, escolham dois elementos com mais experiência para ir, um na frente e outro atrás, de modo a assegurar um apoio extra aos outros membros, em caso de necessidade.
Também é importante que todos sejam responsáveis, seja na hora de cumprir horários e a rota, seja no cumprimento das regras da estrada.